segunda-feira, 25 de junho de 2007

Botão esquerdo do mouse

JORNALISMO
por Maressah Sampaio

Muitas vezes tida como a grande vilã que promove a chamada “exclusão digital”, a internet é, se analisada comparativamente às outras mídias, um instrumento revolucionário. E revolução no sentido clássico, no de grande mudança social, para melhor. Sem o advento do world wide web, a palavra “democracia” ainda não teria encontrado sentido amplo.

Além de ser o ponto de convergência entre todas as outras modalidades de comunicação, e daí vem o termo multimídia, a Web reúne quatro funções muito bem demarcadas, que a diferenciam de qualquer outro meio. São elas: transmissão de dados (numa velocidade impossível de ser alcançada por qualquer outro meio); ferramenta de trabalho (uma pessoa tem acesso à bancos de dados do mundo inteiro, estando em qualquer lugar); memória (cronologicamente, tem-se acesso a qualquer assunto, divididos por tema, nome, área de conhecimento, etc); e mídia (através de blogs jornalísticos, versões de jornais online, newsletters, portais, etc). A novidade não está nas características olhadas de forma isolada, mas na convergência delas todas através da Web.

Voltando à questão da exclusão que a rede (e a tecnologia, como um tudo) supostamente causa, trata-se de um engodo. Usa-se o argumento de que o mercado de trabalho refuta quem não tem conhecimentos mínimos para operar alguns softwares básicos, e a afirmação até é correta. Mas o que causa a exclusão nada tem a ver com computador e ciberespaço. Quem não sabe ler está excluído, e a culpa não é dos livros. Se há réus, estes são o capitalismo e os seus gestores, responsáveis pela disparidade de condições que torna os potencialmente iguais em diferentes, apenas pela falta de oportunidade sofrida por alguns (muitos). A internet existe há dez anos, já a desigualdade parece ser atemporal.
* Síntese do texto "A Revolução antiindustrial da internet", de Bernardo Kucinski

Um comentário:

Anônimo disse...

Hello. This post is likeable, and your blog is very interesting, congratulations :-). I will add in my blogroll =). If possible gives a last there on my blog, it is about the TV Digital, I hope you enjoy. The address is http://tv-digital-brasil.blogspot.com. A hug.