sábado, 23 de junho de 2007

O caminho da notícia na internet

JORNALISMO
Uma das principais desculpas dos editores e jornalistas de Web, é a questão de que o profissional de comunicação tem pouco tempo entre a notícia e a postagem, sendo inevitável, muitas vezes, alguns erros até o leitor. A mecânica de gerenciamento dos softwares também é complicada para os profissionais da mídia convencional, que aliás, se difere da eletrônica quanto aos objetivos. A primeira tende atingir vários públicos diferentes, enquanto a segunda, públicos específicos.

Os repórteres “Web” se caracterizaram por não buscarem a notícia na rua. Ultimamente os sites têm sido os maiores furões de reportagens na mídia, justamente pela questão da velocidade. No texto de internet, uma das dicas é usar a escrita radiofônica, que por sua vez é mais prática para o entendimento do público.

Entre os questionamentos dos autores e profissionais de mídia, a polêmica sobre o futuro dos impressos, e ainda, o enorme avanço do jornalismo on-line. O cotidiano de uma redação de web não foge muito a característica da redação de jornal impresso. A edição das matérias é de que o maior numero de informações e imagens no texto se fazem necessárias, e as notícias de utilidade pública são de extrema importância para o aprimoramento da página. A parceria dos sites com as agências de notícias internacionais, é uma das armas deste jornalismo.

A vida do profissional deste meio também não é nenhum pouco diferente da vida dos outros. Apesar de algumas igualdades, o cotidiano de uma agência de web não se diferencia apenas pela “correria”, mas as diferenças de matérias originais vindas dos próprios jornalistas, através da sua criação e edição, fica a desejar dentro deste jornalismo, onde ainda as informações curtas e as imagens prontas prevalecem em meio a criação do novo profissional de comunicação.

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