sábado, 23 de junho de 2007

O futuro está na web

JORNALISMO
O Jornalismo Online (JOL) está em grande ascensão, e isto é incontestável. Proveniente da necessidade de estabelecer comunicação por meio de redes de computadores, o JOL, é influenciado por seus três irmãos mais velhos, o jornalismo impresso, o radiofônico e o televisivo.

Independente de suas múltiplas funções, o jornalismo online precisa andar sempre ao lado dos avanços tecnológicos e é por isso que suas características são peculiarmente definidas. Se comparado com as três mídias conhecidas, a rapidez da transmissão de um fato é equivalente a do rádio, seguido pela TV e jornal. Toda produção jornalística online pode ser guardada indefinidamente, devido ao baixo custo de armazenamento. O uso de textos, hipertextos, áudios, fotos, vídeos, textos impressos (o conteúdo da internet é freqüentemente impresso), a escolha de temas dos conteúdos, faz do JOL a forma mais interativa de produzir notícias.

INFLUÊNCIA SOBRE AS MÍDIAS:

O estilo de diagramação “lincada” está sendo muito usado por jornais e revistas, pela ligação visual entre palavras do texto e elementos gráficos como fotos e textos explicativos (box), similares a ligação lógica do hipertexto. O estilo de texto curto, em ordem direta e com palavras-chave destacadas é redigido informalmente, pois a internet é um meio de comunicação individual e pessoal. Este estilo tem sido utilizado por dois jornais aqui do Rio Grande do Sul, o Correio do Povo e Diário Gaúcho. O contexto visual usado nos websites está cada vez mais presente na mídia impressa, que usa mais cores, produz mais infográficos e aumenta a hierarquia de estilos de texto nos veículos, a exemplo da revista Época. A ampliação da base de pesquisa e de fontes de notícias proporcionou às rádios e os pequenos jornais (principalmente os do interior), uma coleta de informações mais ágil, graças ao acesso a centenas de fontes que auxiliam a pesquisa noticiosa.

Além dos grandes avanços no acesso e na produção de informação via internet, o mercado de trabalho para o jornalista online está em expansão. As mídias impressas, radiofônicas ou televisivas que não tiverem sua contraparte binária (tecnologia dos computadores atuais) serão logo ultrapassadas. Desta forma, mais empresas de comunicação irão desenvolver redações específicas para internet, e a disseminação de acesso por cabo de TV e rádio exigirá muitos profissionais multimídia.

Nenhum comentário: