JORNALISMO
O jornalismo online tem um conceito que é confundido devido as formas em que é empregado no dia a dia.
Para se definir o que exatamente é o jornalismo on-line, é necessário entender qual o público consumidor deste tipo de informação. Mas qual é o seu público então?
Apesar das pessoas que acessam as notícias do jornalismo on-line em seu ambiente de trabalho, ou como forma de um serviço oferecido pela internet aos seus usuários, este não é o seu público principal.
O jornalismo on-line se dirige principalmente aos usuários que agregam valor monetário a notícia divulgada. Por este motivo, é priorizada a velocidade da informação sobre os demais atributos de uma noticia.
Por isso, as informações chegam ao “consumidor” de forma fragmentada ao extremo. Por exemplo, se um grande discurso é feito por alguém importante, no jornalismo on-line ele é publicado em pedaços sucessivos que, no final, formam o discurso completo.
Outra característica marcante é o fato de que o jornalismo on-line, muitas vezes, serve de pauta para os veículos tradicionais. Assim, um jornalista pode estar em campo e recebe pelo seu celular, informações que o seu chefe viu na internet e serão úteis para o desenvolvimento da pauta.
Com base nessas informações podemos definir o que é jornalismo on-line e não apenas aceitar como tal, o material em formato de texto impresso, que é publicado na internet.
sábado, 23 de junho de 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário